O site Administradores trouxe recentemente, dois dos grandes desafios para o empreendedorismo no Brasil. O que acabou resultando em muita discussão e até serviu de alerta para o novo ano que se aproxima.

Desafio 1
A gestão financeira é um dos maiores desafios na qualificação dos empreendedores. É muito comum confundir as finanças pessoais com as da empresa e isso leva a um descontrole que pode ser fatal, ou seja, a falência.

A insolvência foi destacada com um sintoma grave em relação à falência, já que trata-se da situação em que as dívidas da empresa atingem um nível impagável com o fluxo de receitas existente. Em outras palavras, a busca por soluções às vezes cria novos problemas, como fazer um empréstimo sem planejamento e acabar simplesmente criando uma dívida ainda maior.

Desafio 2
A participação feminina nos negócios é outro desafio que recebeu destaque.

Hoje, 49% dos empreendedores brasileiros já são do sexo feminino. Uma vitória que ainda aponta desafios cotidianos. Uma pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor – apontou que a autoestima e a confiança ainda são aspectos problemáticos no universo feminino quando o assunto é empreender.

E você? Concorda com esses dois desafios? Enfrenta outros? Conte para o Sebrae.