Você sabia que o mercado gastronômico é um dos que mais sofre com a falta de preparo dos empreendedores?

O setor gastronômico é um dos mais desafiadores e concorridos para empreender. Recomenda-se a quem deseja estrear neste mercado, uma dose maior de entendimento e até de especialização antes de iniciar uma ideia de negócio.

O levantamento mais recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de 2016, mostra que um a cada seis empresários avaliam dar fim ao negócio ou repassar o ponto. Em números, isso quer dizer que 150 mil estabelecimentos em todo o Brasil podem não ter resistido à crise e a má gestão só no ano passado.

Alerta: falta de preparo dos empreendedores
A falta de conhecimento na hora de abrir o próprio negócio acaba sendo um fator dominante no desempenho dentro desse mercado. Saber administrar um negócio ou contar com a ajuda de quem tem experiência faz uma grande diferença para driblar os problemas no setor.

Ainda de acordo com a pesquisa da Abrasel, empresas que buscam auxílio e enxergam a crise mais cedo adaptando-se, conseguem driblar os efeitos negativos. E mais, algumas empresas conseguem, até mesmo, expandir e dobrar o faturamento.

Se você tem uma ideia de negócio dentro do setor gastronômico, antecipe-se! Fique por dentro das novidades e saiba avaliar o que já tem aceitação nesse nicho tão competitivo.