Escrever, revisar, reescrever todos os slides. Ensaiar na frente do espelho, segurar a caneta para afastar o nervosismo, cronometrar o tempo de apresentação com a fala. Cada finalista está se preparando de um jeito diferente para a apresentação do Pitch de Negócio, que acontece nesta semana.

Dor de cabeça para uns, alívio para outros. Mas o mais importante sobre a apresentação é saber que é ela que define o pódio. Ou seja, os vencedores são definidos com base na performance frente à banca. Por isso, reunimos dicas rápidas para os finalistas mandarem bem na hora de expor suas ideias. Veja só:

1- Defina bem o roteiro da apresentação
Coloque no papel como será feita a apresentação, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Elabore cada etapa em tópicos e depois escreva o texto que você irá falar. Isso não quer dizer que você irá ler o texto, mas serve para memorizar a lógica da sua apresentação e calcular o tempo.

2- Capriche nos slides
Opte por uma estética agradável em todos os slides, mostrando apenas os principais tópicos do trabalho e excluindo as informações desnecessárias. Slides servem de apoio para a sua oratória!

3- Estude e ensaie
Você pode treinar falando o conteúdo para alguém que está totalmente por fora do assunto ou mesmo para o espelho. E, ainda, gravar a apresentação em vídeo, identificando os pontos fortes e fracos da sua apresentação.

4- Controle o tempo da apresentação
Para não dar errado, tente cronometrar os últimos ensaios, assim você consegue perceber se está dentro do “timming”. Fique de olho no relógio para não atrasar nem se perder no raciocínio.

5- Fale e conquiste o seu espaço
Encontre um ritmo adequado para sua fala, em que você não corra nem seja muito devagar. Modere as palavras, mantenha uma mesma linguagem, mais formal, de preferência e evite gírias, palavrões ou ironias.

6- Um dia antes, relaxe…
Você já teve várias semanas para se preparar, então é fundamental encontrar formas de relaxar para evitar o nervosismo. Ei, você já domina o assunto! Não adianta ficar lendo e relendo. E ficando cada vez mais ansioso ou ansiosa.

Boa sorte! E até lá ;)