Ainda não sabe o que fazer com o décimo terceiro salário? Então você já pode avaliar as possibilidades e começar a empreender com o dinheiro extra de fim de ano.

A revista Pequenas Empresas Grandes Negócios destacou algumas ideias simples de negócios que partem do pressuposto de que o empreendedor domina uma atividade e não precisa de um ponto comercial.

Aulas particulares
Idiomas, exatas, humanas e reforço escolar. O ideal é trabalhar em casa e ter um escritório ou um espaço reservado para isso com um pequeno quadro, além de mesa e cadeira. O espaço pode ser valorizado com uma pequena biblioteca, por exemplo, contendo livros e resumos para os alunos fazerem suas pesquisas, assim como computadores com conexão à internet para complementar o entendimento.

Eventos
O mercado de eventos não exige muita infraestrutura para começar, por mais que seja essencial ter contatos e ser organizado.

Serviço de personal
Personal traine, personal organizer ou personal stylist são outras boas alternativas para aproveitar algo que já se sabe fazer e, também, para não gastar muito com a estrutura da empresa.

Quentinhas congeladas
O investimento é baixo e o retorno rápido. A comida pode ser feita na sua própria casa, afinal microempreendedoresindividuais (MEIs) podem usar suas residências como sede do negócio.

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Aproveite as nossas ideias para começar a empreender ou mesmo trabalhar como freelances para você mesmo.