O aplicativo de celular que promove a caça de Pokemóns virou febre no mundo inteiro. Em menos de uma semana no ar, o jogo já superou o Tinder em downloads para Android e servidores não estão suportando a quantidade de acessos.

Lançado no começo do mês de agosto no Brasil, o jogo mantém multidões apreensivas e ligadas 24 horas por dia em atualizações. Pensando nisso, o portal da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios identificou lições valiosas que o jogo reserva para empreendedores de qualquer área. Veja só:

1- Inovação
Pokémon GO é pura realidade aumentada. No jogo, os usuários usam a câmera de seu telefone para conseguir encontrar os monstrinhos, que se integram às cenas do mundo real.

2- Tendências
Além do uso de realidade aumentada, o jogo aproveitou duas tendências do mercado de games já usadas há alguns anos: o uso do mobile e a monetização. Pokémon GO é apenas o segundo título da série criado para dispositivos móveis, antes só existira o jogo Pokémon Shuffle, criado para smartphones. E claro, o modelo de monetização, o download é grátis, com compras dentro do aplicativo.

3- Nostalgia impulsiona
Para muitos dos fãs, os jogos de Pokémon representam boas lembranças do começo de suas vidas. E essa nostalgia contribui para o sucesso do game de realidade aumentada.

4- Resiliência
Criada há 126 anos, a Nintendo surgiu como uma fabricante de jogos de cartas. Na década de 1970, começou a vender jogos eletrônicos. Foi a grande empresa do mercado de videogames por mais ou menos 20 anos, quando o Playstation, da Sony, assumiu o posto. A empresa japonesa teve resultados negativos até 2006, quando lançou o Wii, que fez muito sucesso por sua proposta inovadora, ter um controle com sensores de movimentos. Em 2015, as coisas não começaram a caminhar bem novamente. Recentemente, o jogo Pokémon GO vem influenciando os números da Nintendo, as ações da empresa subiram 25% e passaram a valer US$ 200 cada. Esta é a maior alta da empresa desde 1983.

5- Estruture bem o serviço
Os criadores de Pokémon GO limitaram os locais de lançamento, mas não impediram que fãs de todo o planeta baixassem o jogo. Diante da grande demanda, os servidores não suportaram a quantidade de jogadores, o que levou o app a instabilidades. Empreendedores de tecnologia devem ter muita atenção com a capacidade dos seus servidores. Por exemplo, em datas com fluxo maior de compra, como o Natal, sua loja virtual deve estar preparada para receber grandes números de pessoas e não deixar ninguém na mão. Sendo assim, não faça como os criadores de Pokémon GO.

Inspire-se no Pokémon GO e inove ainda mais em seu plano de negócio. Também fique atento (a) ao prazo final, dia 31/07. Boa sorte!