Fazer networking parece um processo fácil, mas nem sempre é tão simples assim. De acordo com Marcelo Derossi, cofundador do Clube do Networking, as palavras têm um impacto decisivo sobre a reputação de um profissional. “Toda a imagem que você construiu perante um contato pode ir abaixo por causa de uma frase infeliz”, diz ele.

Pensando em orientar os momentos de networking, Derossi reuniu algumas frases que você deverá evitar daqui para frente:

1- “Como é mesmo o seu nome?”
Esquecer ou perguntar novamente à pessoa como ela se chama demonstra, à primeira vista, desinteresse ou distração. Uma dica para gravar o nome de um conhecido é repeti-lo várias vezes durante o diálogo. Assim você memoriza mais rápido e faz com que o outro se sinta melhor reconhecido.

2- “Odeio minha empresa/meu chefe/meus colegas”
Falar mal do próprio empregador ou equipe não deve ser a sua melhor estratégia. Se a outra pessoa está pensando sobre como seria se vocês trabalhassem juntos, ela entenderá que o seu forte não é a ética.

3- “O mercado está cada vez pior”
Controle seu pessimismo para não ser lembrado como alguém desagradável e/ou negativo.

4- “Eu sou o máximo”
Ninguém gosta de pessoas narcisistas: falar apenas sobre si mesmo costuma afastar os outros. Tente o caminho da humildade, faça perguntas sobre o outro e demonstre interesse pelas competências alheias.