Não é ficção científica. O futuro que estamos construindo é tecnológico e muito, muito real. São realidades que estão cada vez mais perto de todos nós, aliás, só em 2016, aguardamos pelo lançamento de quatro tecnologias bastante inovadoras. Veja só:

1- Realidade virtual

Com a chegada do Oculus Rift ao mercado no início de 2016, a realidade virtual vai chegar para o consumidor comum. Da manufatura ao desenvolvimento de jogos, o mercado promete decolar.

2- Internet à velocidade da luz

A Li-Fi, ou Internet via luz, transmite dados até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi. É também mais segura, já que a luz não passa através de paredes. Isso pode torná-la atraente para comunicação máquina a máquina segura e em tempo real.

3- Robô enfermeiro

Em 2055, dois em cada cinco japoneses terão mais de 65 anos. Os robôs enfermeiros podem ser úteis ajudar, desde que haja aceitação por parte dos pacientes. Para fabricar robôs amigos de idoso, o Japão está criando centros de desenvolvimento em que os cuidadores e idosos podem ajudar a projetar essa nova geração de robôs. Os primeiros centros deverão ser abertos ainda este ano.

4- Máquinas inteligentes

A decisão do Google de abrir o código e transmitir parte de sua pesquisa em aprendizagem de máquina para o público criará uma nova onda de inovação e startups. As aplicações atuais do Tensorflow – o sistema do Google – incluem reconhecimento de voz e imagem.

Quem sabe o que mais virá por aí?

 

Fonte