Todo empreendedor, ao implantar seu próprio negócio, deverá antes de qualquer decisão, levantar informações precisas e confiáveis quanto às possibilidades do seu empreendimento.

Considerar o futuro é uma das principais iniciativas em manter um bom planejamento financeiro às ordens. Veja algumas dicas para você entender se o seu negócio está indo bem, como é possível fazer o dinheiro render, reduzir gastos ou ainda definir por quais investimentos.

1- Faça um balanço geral

Registre tudo o que conseguiu terminar de pagar, suas novas dívidas (se houver) e onde está o seu dinheiro nesse momento (guardado em casa, poupança, outros investimentos etc). Isto lhe permitirá compreender as ações que deve tomar visando começar bem o próximo ano.

2- Orçamento e planejamento

Crie um mapa para saber onde o seu dinheiro está e para onde ele vai, além de saber que obstáculos você terá que superar e como aproveitar oportunidades financeiras que poderão surgir.

3- Como estão suas economias?

Faça uma breve análise e verá que economizar está diretamente relacionado ao nível de importância que você dá ao seu futuro, às metas e à preocupação com situações emergenciais que podem vir a acontecer.

4- Analise seus investimentos

Investir é a forma mais eficiente e inteligente que uma pessoa tem para fazer com que seu dinheiro valha a pena e trabalhe por conta própria. Confira se você tem guardado dinheiro suas economias de forma adequada.

5- Você tem um seguro?

Prevenir é melhor que remediar, já dizia um grande sábio. Se você se tornou mãe ou pai em 2015, seria bom considerar a obtenção de um seguro de vida com o objetivo de proteger o futuro de seu filho. Ou ainda mais simples, se você deseja adquirir um carro novo, o mais conveniente é ter um seguro para evitar assumir os custos totais de um acidente de trânsito.

 

Você tem outras dicas? Conte para gente como você faz seu dinheiro render.