Trocar cartões, participar de eventos ou palestras para conhecer e se apresentar a outros profissionais não é a única forma de aumentar sua rede de contatos.

Fazer networking vai além disso, é um processo de boas escolhas, feito por quem conecta. Por exemplo, conhecer alguém com um problema, saber de outra pessoa que possa solucionar e, ligar esses dois indivíduos. Ou seja, quanto mais pessoas você juntar, mais a sua rede crescerá e você sempre será lembrado quando precisarem de uma solução.

Agora, conheça cinco dicas para manter a sua rede de relacionamento em dia, para que você pratique um networking de verdade:

1- Cuide da sua reputação

Seja lembrado pela qualidade do seu trabalho e não por seus defeitos.

2- Ofereça ajuda

Sempre que houver oportunidade, ajude. Esteja disponível para fazer algo por alguém de forma desinteressada, claro, sem querer algo em troca.

3- Ouça mais e fale menos

Você tem dois ouvidos e uma boca. Quando conhecer profissionais novos, tente entender quais são suas limitações. Só confiamos quando conhecemos o poder de entrega e as limitações dos demais.

4- Frequente bons lugares

É importante fazer parte de lugares onde você possa conhecer novas pessoas e trocar ideias. Frequentar clubes e associações podem render boas parcerias.

5- Seja interessante e não interesseiro

Não ligue para os outros apenas quando você precisa de algo. Dê um jeito de sempre manter contato, seja por telefone, e-mail ou até mesmo por meio das mídias sociais.