Mergulhar no mundo do empreendedorismo dá muito medo e até frio na barriga em muitas pessoas. Ainda mais quando a ideia de negócio é algo realmente inovadora.

Por dividir esses e outros sintomas de insegurança, empreendedores contaram ao site Pequenas Empresas & Grandes Negócios quais livros marcaram suas histórias no mundo do empreendedorismo. Veja só:

1. O Livro Negro do Empreendedor, de Fernando Trias de Bes

Para Jhonata Emerick, CEO do 99Motos, o livro traz inúmeras lições que empreendedores não encontram nos manuais e livros de administração. “São estatísticas que mostram que o empreendedor que quer inovar, que quer fazer diferente, precisa ter o entendimento do que é fracassar.”

2. Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira Revolucionaram o Capitalismo Brasileiro e Conquistaram o Mundo, de Cristiane Correa

Alex Barbirato, CEO da incube, afirma que a obra ditou boa parte da sua visão de empreendedor. “O livro descreve a trajetória do Lemann, da adolescência como surfista no Rio até a aquisição de ícones americanos, como Budweiser e Heinz. A forma como valorizo gente e a cultura organizacional vêm daí.”

3. Execução – A Disciplina Para Atingir Resultados, de Larry Bossidy e Ram Charan

Max Campos, CEO do HotelQuando, afirma que este livro ajuda os empreendedores na hora de comparar resultados prometidos e alcançados. “Esse livro me ajudou a compreender que muitas empresas quebram por falta de execução e não de planejamento.”

4. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Vitor Torres, CEO do Contabilizei, acredita que este livro aborda temas extremamente importantes para todos empreendedores.  “Ele fala de como criar uma cultura vencedora, enfrentar as dificuldades, como estimular a criatividade e também como utilizar o poder do hábito não só para a gestão da empresa, mas também para prever o comportamento de potenciais clientes.”

E você? Tem algum livro que inspira confiança no seu espírito empreendedor? Conte para gente.