E-mail, Skype, redes sociais, smartphones, salas sem divisórias e a lista não tem mais fim. Muitos são os vilões da concentração no trabalho. Conheça cinco dicas rápidas para manter a mente produtiva e concluir tarefas em períodos mais curtos de tempo:

1- Utilize ferramentas off-line:

Aquele bloco de notas esquecido no fundo da gaveta ainda tem muito valor. Cadernos, papel reciclado, canelas e lápis são ferramentas bastante utilizadas pelos mais distraídos ou esquecidos.

2- Faça mais pausas:

Não tenha dúvidas, fazer pausas significa ter maior produtividade. Quando você as faz consegue colocar ideias em ordem e concentrar-se em uma nova tarefa. Além disso, também renova as energias, principalmente quando a pausa vem acompanhada de um bom café.

3- Um post-it por dia:

Se você tiver um post-it colado à sua frente com um objetivo diário, com certeza você saberá como realizá-lo com maior clareza e respeitando o prazo.

4- Estabeleça prazos reais:

Procrastinar é humano, mas demorar todo o tempo que se tem disponível para terminar uma tarefa não faz você ir longe. Estabelecer um prazo limite aceitável é um excelente truque para acelerar a entrega de qualquer projeto.

5- Elabore tarefas pequenas:

Ao invés de escrever um relatório de 20 páginas em uma vez, divida o relatório em várias partes e comece. É mais fácil focar-se em tarefas pequenas do que em uma grande.