Persuasão é provavelmente a habilidade mais importante para um profissional se destacar no meio social em que vive e trabalha. Travis Bradberry, autor de “Emotional Intelligence 2.0”, fez uma lista para o site da revista “Entrepreneur” com 10 truques para você persuadir melhor. Conheça-os:

1- Conheça o seu público

Pessoas persuasivas conhecem bem o público com o qual estão tratando, isso faz com que você direcione o discurso da maneira mais assertiva.

2- Faça conexões

As pessoas estão mais propensas a ouvir e aceitar o que você tem a dizer quando elas têm uma noção de quem você é. Apresente-se antes de começar a persuadir.

3- Não seja agressivo

Exponha suas ideias com confiança e de forma clara, sem agressividade. O seu interlocutor não é alvo ou rival. Se você acreditar mesmo em sua ideia e conseguir deixar isso transparecer, as pessoas darão crédito ao que você diz.

4- Seja confiante

Esteja seguro sobre suas ideias e sua apresentação será convincente. Se a timidez bater, mantenha o foco em apresentar as ideias de forma interativa, para que seus interlocutores também possam participar sem perder o interesse.

5- Saiba usar sua linguagem corporal

Use o tom da sua voz, gestos e expressões a seu favor. Entusiasmo, contato visual e estar posicionado em direção ao público são técnicas utilizadas por pessoas persuasivas. O jeito como você fala é tão importante quanto o que você diz.

6- Seja claro

Se você explicar um tema para alguém que não entende nada sobre ele, certamente conseguirá ser persuasivo com quem entende.

7- Seja honesto

Ninguém gosta de falsidade. É difícil confiar em quem você não conhece e não sabe como realmente é.

8- Reconheça o ponto de vista alheio

Mostre que tem a cabeça aberta e que considera os argumentos dos outros válidos, desta forma, você demonstrará também defende outros interesses.

9- Elabore boas perguntas

Fazer perguntas é uma maneira de mostrar que você está prestando atenção no que está sendo dito e que tem interesse em entender melhor o assunto.

10- Aproveite a primeira impressão

Pesquisas mostram que a maioria das pessoas decidem se gostam ou não de alguém nos primeiros sete segundos em que se conhecem. Aproveite para ser amigável e ter uma postura confiante.