A resiliência é a maior aliada dos empreendedores de sucesso. Sendo resiliente, o empreendedor mostra sua capacidade de lidar e superar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança.

Origem do conceito

Na Física, resiliência trata da capacidade de uma substância retornar à sua forma original quando a pressão é removida, ou seja, flexibilidade. Já na Psicologia, o termo é utilizado para designar a capacidade que o indivíduo tem em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir às pressões de situações adversas.

Você exercita um comportamento resiliente?

Observe-se e tente não confundir resiliência com resistência, que são características bem diferentes. Uma pessoa resistente é aquela que sabe atuar sob pressão, no entanto, uma pessoa resiliente, além de suportar pressões, aprende com as dificuldades e os desafios, se adapta às mudanças com flexibilidade e propõe soluções criativas.

Agora, confira seis atitudes que ajudam a elevar sua resiliência:

1- Esteja pronto para o novo, mantenha o foco no futuro. Olhe para frente e não se prenda ao passado.

2- Mantenha-se motivado. Lute para realizar seus sonhos e trabalhe pelos seus ideais.

3- Tenha bons relacionamentos em casa e no trabalho. É interessante que as pessoas que estão ao seu lado apoiem suas atitudes e o encoraja.

4- Seja mais positivo. Mude o hábito de colocar defeito nas coisas e de enxergar apenas os defeitos das pessoas. Ajude-as quando necessário.

5- Nas horas vagas, faça suas atividades favoritas. Cuide de sua mente, de seu corpo e de sua saúde.

6- Não rejeite ou ignore as emoções negativas, apenas não permita que elas controlem você.

Viu só? A resiliência é a chave para líderes e empreendedores serem ainda melhores. Pratique-a.