Dar feedback é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer, porque é por meio dele que é possível ajudar alguém a se desenvolver. No entanto, quando se está do outro lado, recebendo o feedback, temos o costume de enxergá-lo com uma crítica e interpretá-la, muitas vezes, de forma nada construtiva.

O feedback é uma atitude que demonstra respeito pelo ser humano, minimizando incertezas e ansiedades, quando recebido. Pode ser feito por uma resposta escrita, um elogio, uma análise ou até mesmo uma opinião direta ao solicitante. A ideia é argumentar de forma individual, quando se tratar de problemas de conduta ou erros cometidos.

Agora que você já descobriu a importância de um feedback, anote algumas dicas para manter o objetivo no momento de dar feedback a alguém:

1- Seja específico

Vá direto ao assunto, fale exatamente a meta esperada por dia, por semana ou por mês. Desta forma, a pessoa saberá que caminho tomar para alcançá-la.

2- Valorize os acertos

Seja camarada, antes de apontar os pontos que devem ser melhorados, relembre sobre as tarefas passadas, em que a pessoa obteve sucesso. Reconheça acertos e crie um clima agradável sempre que possível.

3- Papo honesto

Diga quais são as suas insatisfações em relação ao trabalho e reforce quais são as consequências, se esses erros persistirem.

4- Acompanhe de perto

Você não precisa fazer ajustes só na hora do feedback. Acompanhe o trabalho de perto e sempre reconheça uma atividade bem executada.

As melhores dicas para receber feedback são apenas duas: ouvir com atenção e não levar para o lado pessoal. Se as insatisfações parecerem maiores que os acertos, enxergue a nova meta como um desafio e a encare de frente.

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