O sucesso não vem fácil. Na grande maioria das trajetórias empreendedoras, o sucesso pode aparecer e permanecer somente após muitas tentativas fracassadas e muitos ajustes de percepção.

Conheça histórias de pessoas brilhantes que comprovam que o fracasso de hoje pode impulsionar o sucesso de amanhã, através da superação:

Ricardo Nunes o fundador da Ricardo Eletro, começou a vender tangerinas na porta de uma faculdade. Em pouco tempo, notou que muitas pessoas não compravam as frutas porque não queriam descascá-las. Então, passou a vender tangerinas descascadas. Após algum tempo, o empresário começou a vender liquidificadores. Diante da concorrência agressiva do mercado, optou por uma estratégia inusitada: cobrir qualquer oferta. Perdeu muito dinheiro com os liquidificadores, mas os clientes que iam à loja acabavam comprando outros produtos. Atualmente, sua rede de varejo fatura R$ 9 bilhões por ano.

Walt Disney também fracassou antes de se tornar dono do maior império de animação do planeta. Muito antes de o Mickey ser criado, Walt Disney foi demitido de seu trabalho no jornal Kansas City Star com a justificativa de que lhe “faltava imaginação e boas ideias”.

Soichiro Honda, o engenheiro que deu origem a uma das mais importantes empresas do mercado automotivo, fracassou em obter um emprego na Toyota e começou a fazer scooters em sua própria garagem. A fase de desemprego levou Honda a criar um negócio de bilhões de dólares, mundialmente conhecido atualmente.

Coronel Harland Sanders fundador do KFC, foi rejeitado impressionantes 1.009 vezes antes de finalmente conseguir que o frango frito tivesse o gosto certo. Hoje, a receita secreta do Kentucky Fried Chicken à base de 11 ervas e especiarias é comercializada como um dos mais bem guardados segredos da história do fast-food.

Você também é perseverante? Acreditar em uma ideia é persistir a cada fracasso, por maior que ele seja. Agora que você já recarregou sua bateria de perseverança, continue a promover suas ideias. E quando puder, as coloque em prática.