Elaborar um plano de negócios é sinônimo de garantia para um bom desempenho da empresa. De acordo com Paulo Valery, consultor do Sebrae (Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas), 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócios definido.

Agora conheça dois fatores que contribuem para o aumento do número de fechamento de micro e pequenas empresas no Brasil:

Foco errado

Ao invés de priorizar itens que contribuam para a sobrevivência do negócio, como a definição de metas e planejamento, muitos empreendedores atropelam esse processo para aproveitar as primeiras oportunidades que surgem.

Renda insuficiente

Outra característica da empresa que não possui um plano de negócios é a falta de rentabilidade para seguir adiante. Imagine que, a cada 100 empresas que abrem no Estado de São Paulo, 22 fecham. O número da pesquisa Sebrae sobe para 24 no Brasil. A ideia inicial é planejar bem para conseguir o rendimento necessário.

Traçar cada passo do empreendimento é essencial para uma ideia de negócio se tornar micro e pequena empresa. Você ainda pode procurar os programas do Sebrae e conhecer algumas dicas do consultor Valery:

“Estabelecer metas, como quanto se quer ganhar e aonde se quer chegar; fazer uma busca de informações sobre quais negócios vão fazer você atingir suas metas; e planejar.”

 Como está o andamento do seu plano de negócios? Bom trabalho e boa sorte!