Para começar “bem” a semana nada melhor do que receber conselhos de Jack Ma, o fundador da maior empresa de e-commerce do mundo, a Alibaba.

Em julho de 2015, Ma esteve no Brasil a negócios e compartilhou algumas dicas valiosíssimas com empreendedores que buscam vencer dificuldades em seus negócios. Confira, anote e ainda se inspire nas ideias do empresário que conquistou um patrimônio de mais de US$ 20 bilhões:

1- Esforce-se para vencer

“Os empresários têm que empreender um esforço incansável para ter sucesso. Você tem que tomar todos os tipos de riscos em todos os momentos. Exige-se devoção sincera, tanto física quanto mentalmente. Ser rico da noite para o dia só existe em novelas da TV. Você precisa dedicar tempo e esforço a fim de estabelecer um negócio bem-sucedido. Gastar tempo e energia não garante o sucesso, porém de outra forma você nunca será bem-sucedido”, orientou Ma.

2- Ame o que faz e seja grato

“Você deve ser apaixonado pelo que você está fazendo. Porque quando você tem um coração voltado aos seus próprios produtos e serviços, e você recebe feedback positivo de seus clientes, você fica grato, e você se comunica com eles com paixão e paciência. Acredito que as pessoas que sentem gratidão estão melhor preparadas para serem bem-sucedidas”, disse o empresário.

3- Pense mais, pense além

“Um elemento para o sucesso é colocar o seu cérebro para trabalhar. Depois de ter decidido o que fazer, você precisa considerar com cuidado como fazer isso. É vital que pequenas empresas encontrem suas próprias qualidades únicas”, comentou Ma. Inovar, sem dúvidas, também faz parte do jogo. “Fazer negócios não é simplesmente comprar e vender, mas criar e explorar o mesmo conjunto de valores compartilhado com os seus clientes”.

Como você pode perceber, a magia de fazer bons negócios não tem mistério para Jack Ma. Basta você se esforçar, amar o que faz, ser grato e colocar a cabeça para funcionar.