Sonhar em ter a sua própria empresa é fácil. Fazer acontecer? Nem tanto. Confira agora, algumas das dicas que Vinícius Roveda, fundador da ContaAzul, revelou ao site da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, para orientar quem quer evitar os erros mais comuns ao abrir um negócio:

1. Compartilhe a sua ideia: E economize tempo e dinheiro. Não tenha medo que alguém copie a sua ideia de negócio, compartilhe o que pensa com outros empreendedores, principalmente com aqueles que já tiveram alguma experiência semelhante.

2. Valide o seu modelo de negócio: Teste e valide suas ideias – e não tenha medo de mudar a estratégia que você julga certeira. Afinal, se você invalida uma ideia em pouco tempo, o prejuízo é bem menor.

3. Conheça profundamente os seus clientes: Entender o comportamento, os hábitos e as rotinas do público a ser atingido aumentam a probabilidade de você obter sucesso de forma mais efetiva.

4. Fuja da informalidade: Para ter maior visibilidade, sua empresa deve ser capaz de emitir nota fiscal, ter uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito ou ainda solicitar empréstimos. Sem a formalização, o seu negócio fica impedido de realizar ações como essas e principalmente, impedido de crescer.

5. Seja um bom gestor administrativo: O fundador da ContaAzul garante que, sem conhecimento em administração, o empresário corre o risco de ver o negócio afundar. É preciso mais do que uma graduação relacionada ao que se propõe vender.

6. Tenha uma vida financeira organizada: É possível controlar os valores que entram e saem com planilhas de simples manuseio. Tendo total controle da situação financeira do negócio, o empreendedor consegue planejar melhor o futuro. #Dica: Alguns softwares de gestão auxiliam o controle financeiro, informando o que vence e o que deverá entrar no seu caixa.

Você tem alguma dica parecida? Acompanhe mais aqui e bom plano de negócio!