O e-mail é uma das ferramentas de comunicação mais úteis no mundo corporativo. Saber administrar a caixa de correio é uma virtude, já que para muitas pessoas, ler e responder e-mails exige muito do tempo.

Você tem essa mesma dificuldade? Agora, imagine como deve ser a caixa de entrada dos maiores executivos do mundo. Pensando nisso, a revista Época Negócios fez uma pesquisa e nos mostra como os grandes lidam com a leitura de seus e-mails. Confira:

Tim Cook, CEO da Apple

O executivo diz ler a maioria dos mais de 700 e-mails que recebe por dia. E ele acorda bem cedo para isso. O CEO levanta da cama às 3h45 todos os dias, afirmou em uma entrevista à rede americana ABC. “Todos os dias, todos os dias. Eu sou um viciado em trabalho.”

Eric Schmidt, chairman do Google

Ele afirma responder bem rápido a cada uma das mensagens. Em seu livro “Como o Google funciona”, escreveu que a “a maioria dos melhores — e mais movimentados — profissionais sabem agir rapidamente diante de seus e-mails”. Mesmo que a resposta seja um simples “entendi”, responder estabelece um laço de comunicação positivo, diz Schmidt.

Bill Gates, fundador da Microsoft

Gates diz receber só entre 40 e 50 e-mails por dia. “Você lê alguns e volta para outros à noite. Mas tem de se certificar de que, se deixou algo para trás, precisa voltar para isso mais tarde”, explicou ao programa Today.

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Segundo o site Business Insider, o executivo tem o hábito de encaminhar mensagens. Quando ele recebe reclamações de consumidores em relação à empresa, só manda para o profissional responsável, adicionando um caractere: “?”. “Quando os empregados da Amazon recebem um ponto de interrogação de Bezos, reagem como se fosse uma bomba relógio”, informou a Businessweek, em 2013 . “Eles geralmente têm só algumas horas para resolver qualquer problema que o CEO tenha sinalizado e preparar uma profunda explicação sobre como isso ocorreu — uma resposta que será analisada por uma sucessão de gestores antes chegar a Bezos.”