Você sabia que a concentração é uma ferramenta importante para o seu plano de negócio decolar para o sucesso? Aprender a se concentrar ajuda você a ser mais eficiente e objetivo diante de suas tarefas.

Direcionar todo o seu foco para uma coisa, deixando todas as outras de lado, pode ser trabalhoso, mas não impossível. Confira algumas dicas da especialista Eva Hirsh, em entrevista ao site Exame e, melhore o seu processo de concentração.

  1. Observe-se e responda
    O que distrai sua atenção? Redes sociais, mensagens no celular, notícias, música, o colega da baia ao lado, ou seus próprios pensamentos que insistem em invadir sua mente na hora que você mais precisa dela?
  2. Bloqueie estímulos diante de tarefas complexas
    Cada vez que parar o que está fazendo para responder um e-mail ou checar o feed de notícias do Facebook, além de perder tempo, você desaquece a sua mente para aquela tarefa mais complexa que precisa ser resolvida. Bloqueie o que tira o seu foco até terminar o que precisa ser feito.
  3. Determine as atividades que vão ter a sua atenção
    Comece o dia pensando nos assuntos em que você precisa dispensar toda a sua atenção. Priorize e tenha estas atividades como seu objetivo primordial de concentração.
  4. Use o seu período do dia mais produtivo
    Você produz mais pela manhã? Tem gente que rende mais à noite e outros que trabalham mais e melhor no turno vespertino. Descubra qual o seu melhor período do dia e use-o a seu favor.
  5. Exercite a concentração de outras maneiras
    Meditar ou fazer exercícios de respiração são algumas práticas que ajudam a turbinar o seu foco. A neuróbica também estimula o cérebro de forma positiva, você pode inverter a ordem de alguns movimentos comuns do dia a dia, como escrever com a mão esquerda se você for destro e vice-versa.