Mahatma Gandhi teve muita clareza ao dizer que “quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa”.

A rotina profissional está cheia de obstáculos para a concentração e distrair-se é mais fácil que tomar sorvete no verão. Segundo uma pesquisa realizada pelo Wall Street Journal, as distrações causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original.

Mas nada está perdido! Neurocientistas apresentaram algumas orientações fáceis para evitar a dispersão e manter foco total no seu plano de negócio. Confira:

1- Divida sua jornada de trabalho

Trabalhe ininterruptamente durante 50 ou 60 minutos, tempo médio em que o cérebro humano consegue fixar sua atenção num único objeto. Depois desse período, é natural que a mente disperse. Então faça um intervalo de cinco a 10 minutos para checar mensagens do celular, acessar redes sociais ou levantar para tomar um café.

2- Alimente-se bem durante todo o dia

Tenha sempre algo no estômago: tanto para que haja força suficiente no organismo para manter o foco, quanto para que o cérebro não se distraia com a fome.

3- Ouça suas músicas

Fones de ouvidos são grandes aliados na hora de manter o foco, eles reduzem o ruído do ambiente e contribuem para que você ouça música com qualidade. A ideia é não se envolver com a playlist enquanto trabalha, apenas relaxar com ela. Escolha um repertório que você já conheça e não cause surpresa.

4- Elimine a bagunça e o desconforto

O sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo, por isso você precisa manter seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado.

Fonte: Exame