Um dos grandes sonhos do brasileiro é trabalhar por conta própria ou abrir o seu próprio negócio. A ideia de ganhar dinheiro no conforto de casa e economizar tempo pode ser muito sedutora, embora buscar esse objetivo exija muito mais.

Ter o seu projeto de negócio exige dedicação, disciplina pessoal, um estudo constante sobre o mercado que você pretende atuar ou está atuando, entre outras coisas. Agora, conheça quais são os maiores erros de quem trabalha por conta própria, segundo o site Escola Freelancer:

1- Não acrescentar valor ao mercado:

Fazer o que já é feito se torna uma escolha de grande risco e aumenta as chances de fracasso. Quando pensar em criar o seu próprio negócio tente criar um produto ou serviço que ainda não exista. De nada lhe servirá entrar num negócio onde a concorrência é enorme.

2- Tentar vender às pessoas erradas:

Busque um nicho de mercado. Antes de iniciar o seu negócio faça um estudo de mercado, veja a quem o seu produto mais poderá ser útil, estude as características do público-alvo e melhore a cada dia.

3- Investir demais ou de menos

Quando se inicia um negócio todo o dinheiro utilizado é escasso e o mínimo desperdício poderá significar falta de capital num futuro a curto ou médio prazo. Realize um plano de negócios respondendo às quatro perguntas a seguir:

  • Será que o que estou a comprar é estritamente necessário?
  • Quais são os benefícios desta aquisição?
  • Como pretendo conseguir o retorno do investimento?
  • Quando devo conseguir recuperar o que investi?

Escreva-as num papel e reflita sobre as respostas que conseguir. Depois faça o investimento de forma estratégica.

4- Você realmente ama o que vai fazer?

Antes de tocar o seu próprio negócio reflita se você tem uma enorme paixão pelo que faz e se está disposto a se sacrificar. Lembre-se que, você vai ser chefe e trabalhador ao mesmo tempo, e isso implica dormir menos algumas horas durante alguns dias, ter menos férias do que a maioria das pessoas ou estar constantemente a par das últimas novidades.