Assistir uma boa história no cinema, seja real ou reinventada para ficção, serve de inspiração para qualquer pessoa. A ideia é aprender algo a mais sentado em frente à telinha, como por exemplo, reconhecer como os personagens retratam suas vitórias e através delas, seguir as atitudes que os levaram ao sucesso.

Se você é empreendedor: prepare a pipoca e um caderninho de anotações. O SEBRAE recorda as sugestões de longas-metragens que a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios reuniu para que todos os empreendedores assistam e se inspirem.

Assista:

  1. “O Lobo de Wall Street” (2013): uma cinebiografia sobre o corretor de ações Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que enriqueceu e depois foi preso por acusações de fraude e outros crimes de colarinho branco. Apesar de ser uma comédia que parece ignorar a gravidade dos atos de Belfort, o filme dá algumas lições sobre jogo de cintura e principalmente para investidores.
  2. “Jobs” (2013): o longa conta a história do fundador da Apple, destaca memórias de sua carreira e também algumas lições práticas, como saber lidar com investidores. Inspire-se no poder que Steve Jobs (Ashton Kutcher) tem sobre os empreendedores de todo mundo.
  3. “O homem que mudou o jogo” (2011): perceba como o treinador Billy Beane (Brad Pitt) fez o Oakland Athletics se destacar na liga nacional de beisebol. A grande sacada de Beane para fazer isso foi analisar estatísticas da equipe, que tinha a menor folha salarial entre as competidoras.
  4. “Quem quer ser um milionário” (2008): assista jovem Jamal Malik (Dev Patel) num famoso programa de perguntas e respostas na TV. O protagonista busca em sua história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior, virtude fundamental para quem busca empreender.
  5. “À procura da felicidade” (2006): emocione-se com a determinação de Chris Gardner (Will Smith), um pai de família com problemas financeiros. O casamento também não vai bem e sua mulher o abandona com um filho. Chris consegue um estágio não-remunerado numa corretora de valores, mas não consegue dar conta das despesas da casa. É um grande exemplo de que se você tem um sonho, não deve desistir de alcançá-lo, é possível superar as dificuldades.