Bruce Lee é um ícone para os fãs de Kung Fu, mas mais do que isso, ele é também um guru no quesito disciplina, produtividade e múltiplas habilidades. Além de lutar Kung Fu, Bruce Lee também foi campeão Interescolar de Boxe, aos 18 anos e, no mesmo ano, vencedor do campeonato da dança Cha Cha, de Hong Kong. Lee também era praticante de Jiu Jitsu, Shotokan, Savate, Esgrima, Judô, Taekwondo, Wrestling, Hapkido, Aikido, Tai Chi Chuan, fez faculdade de Filosofia, foi ator e diretor. E, em todas áreas, era conhecido por sua dedicação e disciplina.

“O que você sabe não tem valor. O valor está no que você faz com o que sabe.” – Bruce Lee

Conheça suas poderosas dicas:

Se desfaça do que não é essencial

Após algum tempo ensinando artes marciais nos Estados Unidos, um instrutor rival de outra academia, chamado Wong Jack Man, criticou e ofendeu a política de Lee sobre ensinar todos os alunos independentemente de sua etnia. Então Lee o desafiou para uma luta, sendo que como regra, o perdedor teria que fechar sua academia. Apesar de ter vencido em apenas três minutos, Lee saiu insatisfeito, sabendo que poderia melhorar sua técnica para ela ser muito mais precisa.

Isso porque Bruce Lee acreditava na eficiência, e que a simplicidade é o melhor jeito de viver a vida. Na arte marcial, eficiência é importante para atingir um alvo usando o mínimo de força, tempo e esforço possíveis. Quando se trata de produtividade, a ideia também é válida: torne os processos o mais simples possível. Tente evitar as etapas extras, a burocracia e vá direto no que é essencial.

Esteja atento às pessoas a sua volta

Nas artes marciais, é vital saber o que as pessoas ao nosso redor estão fazendo. Lee pegou essa ideia e usou em outros aspectos da sua vida, dizendo que isso pode lhe ajudar a estar mais ciente de você mesmo.

“Estar atento não é escolha, demanda, ou ansiedade, é um estado da mente. Saber sobre alguém é estudar esse alguém e suas interações com outras pessoas.”

Isso funciona para saber também como você se comunica com pessoas diferentes em situações diferentes. Comece prestar atenção nas suas interações, relações e se você dá um tratamento justo e igualitário a elas.

Equilibre seu tempo entre o pensar e o fazer

Nós costumamos gastar muito tempo nos preparando para um projeto ou trabalhando em um aspecto dele, mas raramente equilibramos o tempo entre pensar na elaboração e elaborar algo.

“Quando sua mente está tranquila, haverá algumas pausas ocasionais para atividades, haverá um desprendimento, e é somente nesses intervalos entre dois pensamentos que haverá um flash de entendimento – entendimento não é um pensamento. Mas se você gastar muito tempo pensando sobre uma coisa, não conseguirá termina-la.” – Lee

Vá com o movimento

Para sermos realmente eficientes, nós precisamos nos adaptar a diferentes pessoas e situações. Lee disse que nós devemos ser “fluídos” para conseguirmos funcionar não importam as condições.

“Esvazie sua mente, não tenha forma, assim como a água. Se você colocar a água em um copo, ela se torna um copo. Se você colocar a água em uma garrafa, ela se torna uma garrafa. Seja como a água, meu amigo.”

Seja flexível, dance conforme a música e tente ver as situações de todos os pontos de vista.