Enquanto o sucesso é algo relativo e sem uma fórmula mágica, seu oposto, a derrota tem sim uma receita. Abaixo, você encontra cinco motivos que o impede de alcançar o sucesso. Será que você pratica algum deles?

1.       Eles não entendem o valor do tempo

“Qualquer empreendedor de sucesso sabe que o tempo é mais valioso que o próprio dinheiro.” – Richard Branson

Pessoas sem sucesso não dão valor ao tempo. Elas estão em todos os lugares ou em qualquer lugar por que lhes falta a habilidade de dedicar seu tempo alcançando seus objetivos. E, ano após ano, fazem novas promessas (ou as mesmas) que nunca se realizam. Saber lidar com o tempo, aprender a dizer não, conseguir se comprometer com o que é preciso são passos para se ter sucesso na vida.

2.       Eles não fazem coisas alinhadas com seus objetivos

“Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são seus valores.” – Roy Disney

Quanto mais importante for seu objetivo, mais alto ele deve estar na hierarquia da sua lista de tarefas e mais dedicação e disciplina você deverá dedicar à ele. É muito importante que você tenha consciência de seus objetivos e das estratégias que você fez ou fará para alcançá-los. Identifique também quais as estratégias adotadas que não o levaram para o caminho que você quer seguir.

3.       Eles nunca são proativos

“As pessoas costumam pensar que sucesso em uma área pode ser compensado por problemas em várias outras áreas, mas será mesmo? Para ser efetivo, é necessário equilíbrio” – Stephen Covey

Então seu chefe é um saco e você odeia seu emprego, mas isso não significa que você deve ser medíocre no que faz. Você está sendo pago para estar lá, então o faça corretamente. Tenha a maturidade e sabedoria para perseguir excelência, não importam as circunstâncias. Pessoas que não são bem sucedidas não se importam em tirar notas baixas e nem se incomodam em procurar um outro método de estudo que seja mais efetivo. Mas fazer isso cria o hábito de estar sempre preparado, e de sempre perseguir resultados melhores.

4.       Eles se impõem limites

“Você se torna o que você acredita ser” – Oprah Winfrey

Pessoas fracassadas costumam dizer “Eu não sou bom com números”, “Eu odeio estudar” e “Eu acho que nunca conseguiria ser um empresário de sucesso”. Elas colocam limites nelas mesmas e sempre acham desculpas para suas falhas. Livre-se da ideia de que é preciso uma determinada habilidade ou talento, ou que você não é inteligente de mais para conseguir algo. O que a vida exige de você é que você exija o máximo de você mesmo.

5.       Eles não sabem enfrentar obstáculos

“Muito sol e nada de chuva é o que faz um deserto.” – Proverbio Árabe

O que acontece com os desafios é: eles só são tão grandes quanto nós os tornamos e tão difíceis quanto as nossas fraquezas permitem. Algumas pessoas parecem não entender isso e acabam desistindo muito rápido quando as coisas começam a ficar desconfortáveis ou mais difíceis. Superar desafios não só nos aproxima dos nossos objetivos como também nos torna pessoas mais fortes, que nunca imaginamos que poderíamos ser. Saia da sua zona de conforto e se desafie! É ali, na adversidade, que nasce a coragem.