É claro que cada empresa tem suas particularidades, mas existem três pilares que são essenciais para o sucesso de um negócio e, ignorá-los, poderá pesar no seu bolso. Vinícius Gonçalves, do site Beco com Saída, dá a dica:

Você, o empreendedor

Antes de fazer o planejamento para abrir um negócio você precisa fazer um planejamento do que você deseja para sua vida.

“O que é mais importante para você? Onde você quer estar daqui 2 anos? E daqui 5 anos?”

A sua ideia de negócio deve estar alinhada com os seus objetivos pessoais. Como um exemplo, você deveria pensar se sua ideia de negócio é compatível com a renda que você deseja ter para custear um padrão de vida compatível para o que você deseja oferecer para sua família no futuro.

Outro fator muito importante é a sua capacidade de execução da ideia de negócio escolhida. A sua ideia de negócio deveria estar altamente relacionada com suas experiências anteriores, habilidades e desejos pessoais.

Quanto maior esta aproximação maiores serão suas chances de executar bem o plano de negócios.

O Mercado

Esta parte do seu planejamento é determinante para o sucesso de um negócio. Se não houverem clientes suficientes para comprar o seu produto ou serviço seu negócio simplesmente nascerá morto.

Eu mesmo já cometi este erro ao superestimar o tamanho do mercado para montar uma loja. Infelizmente a ferramenta que eu usei para fazer a estimativa não era adequada. O negócio era lucrativo mas não haviam tantos clientes quanto eu pensei.

Depois de tentar crescer a empresa de várias maneiras eu decidi vende-la, pois o lucro não era o que eu desejava para mim. Ficou a lição. O tamanho do mercado é o que vai determinar até onde você pode crescer.

Um estudo de mercado lhe mostrará também se a concorrência está ganhando dinheiro e se você conseguirá competir com os concorrentes atuais.

O Financeiro

Se você deseja abrir um negócio por causa do dinheiro (algumas pessoas empreendem por outros motivos), você poderia escolher entre montar uma empresa, comprar um imóvel para alugar ou ainda aplicar em algum fundo de investimento.

Como você descobre qual é a melhor escolha?

Através de um planejamento financeiro. Com ele, você pode analisar o retorno que cada um destes negócios lhe traria e fazer uma comparação entre eles para tomar a melhor decisão.

É esta parte do seu planejamento que lhe dirá se a sua ideia de negócio é realmente lucrativa e quanto você poderia lucrar.

Conclusão

Enfim, qualquer que seja o negócio que você for montar, obtenha uma ideia de negócio compatível com seus objetivos pessoais, faça um bom planejamento e cumpra da melhor maneira o planejado.