Para sua empresa ter sucesso é essencial construir um bom relacionamento com seus clientes. Se aproximar do consumidor, entender o que ele deseja e manter uma boa comunicação pode manter seu negócio competitivo no mercado, diminuir os gastos com a rotatividade e promoções para atrair novos clientes, além de aumentar a fidelização da marca.

Conheça algumas dicas para melhorar o atendimento ao seu cliente:

  1. Converse com seu cliente – Prestar atenção nos gostos e preferências dos seus clientes pode ajudar a preencher necessidades imediatas do seu público, e também antecipar a percepção sobre inovações e serviços. Monitore também as críticas, positivas e negativas, em todas as plataformas que seus clientes usam: Facebook, Twitter, Google+, Reclame Aqui. Assim você se aproxima do cliente e consegue manter um diálogo aberto e ter uma resposta rápida em qualquer situação.
  2. Esteja próximo do seu cliente – Não importa onde seu cliente estiver, procure estar lá. Faça seminários, apresentações abertas, eventos em que você possa conhece-los e ter uma conversa pessoalmente. Estar nas mídias sociais também é fundamental para alcançar o maior número de pessoas.
  3. Esteja aberto ao diálogo – Não basta estar em todas as redes sociais e não ser uma marca ativa e estar disponível para dialogar. Responder às críticas o mais rápido possível pode evitar grandes crises e ainda aumentar a credibilidade da sua empresa no mercado. Há vários canais de comunicação disponíveis (Central de Atendimento, Redes Sociais, Ouvidoria), mas é preciso se adaptar e ter uma conversa adequada em todos eles e estar preparado para agir nas situações mais adversas.