Faltam poucos dias para o fim do prazo de entrega do seu Plano de Negócios. Esse é o momento de revisá-lo para garantir um documento impecável e preciso.  Saiba quais são os erros fatais que você deve evitar:

Inconsistência – Procure se informar ao máximo para ter certeza de que todos os aspectos do setor que você pretende atuar, o mercado, competidores são coesos e plausíveis.

Visual pouco atrativo – O layout certo é crucial para chamar atenção de investidores ou parceiros em potencial. Quem estiver lendo, deve ser atraído na primeira página do plano.

Linguagem errada – Repetir muito as ideias, usar jargão ou linguagem excessivamente acadêmica torna o texto maçante. Seja direto e o mais simples possível para ser compreendido pelo maior número de pessoas.

Desviar o foco – Atente-se aos tópicos essenciais do Plano, disponíveis no Artigo 42 do Regulamento. Ir além, e acrescentar outras informações que você considera relevantes pode ser um diferencial para o seu Plano de Negócios, mas não esqueça da estrutura proposta pelo regulamento.

Não consultar especialistas – O Google e livros podem ser ótimas fontes de informação, mas não há nada que substitua a experiência de um profissional, que pode detectar possíveis problemas e erros que só acontecem quando o negócio sai do papel.

Não ser realista – Supervalorizar seu negócio e fazer previsões absurdas são erros fáceis de serem reconhecidos por especialistas. Quem insiste nisso só deixa transparecer que não possui um entendimento realista dos custos de um projeto.