O empreendedor Marco Gomes fez uma incursão pelo Vale do Silício e contou para a revista Época Negócios as características comuns nas empresas de tecnologia da região e que são raras em grandes companhias do mercado brasileiro. Confira o relato:

1.Empresa organizada como universidade, em campus

Muitas empresas do Vale do Silício têm origem em ambientes universitários, algumas delas inclusive tiveram origem em dormitórios, como o Facebook, ou em projetos de graduação, como o Google. Esta origem acadêmica acaba influenciando o desenvolvimento da companhia, e o fundador, normalmente, gosta de manter a organização de campus universitário. Google, Facebook, Yahoo e até mesmo os hubs com várias empresas, como a Plug & Play, têm um look and feel universitário muito presente, mesmo após anos de operação comercial. O campus é espaçoso, organizado em vários prédios independentes, mas interconectados, e os ambientes são amplos, com poucas baias e salas fechadas.

2.Comida à vontade, por toda a empresa  

A alimentação abundante é um mimo para os funcionários. Em todos os andares é possível ver estações com café, snacks, frutas, sanduíches; além de refeitórios com culinária sofisticada, como em empresas como Yahoo, Apple e Google; ou mesmo múltiplos espaços gastronômicos. No Facebook, eu contei mais de cinco restaurantes diferentes espalhados pelo campus: tem hamburgueria, japonês, cafés, entre outros.

3. Dress code flexível ou inexistente

As empresas de tecnologia no Vale não costumam ter uniformes e nem mesmo dress code. Por ali, não tem essa de camisa e sapatos quatro dias por semana e casual friday com pólo e sapatênis. As empresas são totalmente flexíveis quanto às roupas dos funcionários, aceitando inclusive vestimentas étnicas ou religiosas, como véus e batas.

4. Loja de merchandising, produtos com o branding da empresa

Todas as grandes companhias de tecnologia que visitamos têm uma loja vendendo produtos com sua marca. Vi carregadores de celular do Google; porta-copos do Chrome; camisetas com frases engraçadas relacionadas à Apple; garrafas térmicas com a macã estampada; camisetas roxas com logo do Yahoo!; miniaturas do mascote do Android; toalhas do Facebook; adesivos com o ícone Curtir e diversas outras coisas.

5. Liberdade de circulação para funcionários e visitantes

Os funcionários têm acesso à maior parte da empresa, juntamente com seus visitantes; não há muitas restrições de circulação. Como visitantes, pudemos andar livremente nos ambientes comuns, como recepção, restaurantes, salas de reunião e mesmo em ambientes que no Brasil seriam mais restritos, como estações de trabalho e áreas de descompressão.