O network, ou rede de contatos, é uma ferramenta eficaz tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja dar um passo à frente na carreira.

Conheça três dicas para usar essa ferramenta de forma efetiva:

  1. Tenha foco – Qual tipo de contato e grupos você precisa se aproximar para alcançar seus objetivos? Quais empresas seriam importantes para possíveis parcerias? Faça desses contatos sua prioridade. O mesmo em relação aos eventos e compromissos. Com uma agenda apertada, é essencial avaliar quais deles serão relevantes para estabelecer contatos que tragam vantagens aos seus negócios.
  2. Qualidade acima de quantidade – Sair distribuindo seu cartão de visita e adicionando o máximo de pessoas às suas redes sociais não são garantia de frutos no futuro. Pense bem: será que todos esses contatos são oportunidades em potencial que você poderá usufruir? Aposte em relações mais reais e menos superficiais, e tente mantê-las próximas a você. Uma boa interação é garantia para troca de informações úteis, experiências e oportunidades.
  3. Ajude os outros – O network não é uma ferramenta de mão única movida apenas pelo seu interesse. Se você quiser ter uma boa avaliação dos seus contatos é preciso ajudá-los. Divida seus conhecimentos, faça recomendações e sugira oportunidades de forma natural, não apenas para obter um favor em troca.