A localização é um item crucial para o sucesso do seu negócio, por isso, sua decisão deve ser resultado de muita pesquisa e análise sobre seu empreendimento. Mesmo se você decidir ser franqueado de uma marca renomada, estar em um lugar errado pode significar custos mais altos, demanda pequena e baixo retorno financeiro. Não importa qual será o custo para manutenção e despesas com a nova aquisição, o seu investimento deve ser sempre menor que o retorno financeiro. Pode parecer obvia essa afirmação, mas ao definir a localização é preciso estudar todas as despesas do local, custos extras com transporte, mão de obra e a previsão do retorno. Em primeiro lugar, deve se levar em conta o perfil do público-alvo e o setor de atividades do seu negócio. Saiba outros fatores que devem ser analisados ao escolher o local do seu empreendimento:

Categoria Indústria ou Agronegócios – Além de definir o tamanho do local, com base nos indicadores de produção, capacidade produtiva e economia de escala, é preciso analisar:

– disponibilidade da matéria prima

– o custo do transporte da matéria prima até a fábrica

– localização do mercado alvo e o custo do transporte a partir da fábrica

– disponibilidade de mão de obra

– recursos energéticos (energia elétrica, água, telecomunicações, combustível industrial)

– infraestrutura (terreno, esgoto, transporte de mão de obra, estradas)

– aspectos tributários (impostos, incentivos)

– aspectos do meio ambiente (aprovação, custa para tratamento de dejetos)

Categoria Comércio ou Serviços – o ponto deve ser de fácil acesso ao consumidor, levando em consideração a concorrência e os fornecedores:

– condições de segurança da vizinha

– facilidade de acesso (próximo a ônibus, terminais, metrôs)

– locais para estacionamento

– movimento de pessoas no lugar

– proximidade com o público alvo (nível, hábitos e renda da população local)

– proximidade com fornecedores

– condições de limpeza e higiene do lugar

– proximidade com concorrentes e lojas similares

– contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel

– disponibilidade de mão de obra

Ainda na categoria de Serviços, se o foco for o contato rápido por telefone, internet, por meio do delivery, a localização deve ser pensada mais no aspecto operacional do negócio (região com demanda maior, próxima às vias principais) e não tanto no atendimento.