A localização é um item crucial para o sucesso do seu negócio, por isso, sua decisão deve ser resultado de muita pesquisa e análise sobre seu empreendimento. Mesmo se você decidir ser franqueado de uma marca renomada, estar em um lugar errado pode significar custos mais altos, demanda pequena e baixo retorno financeiro. Não importa qual será o custo para manutenção e despesas com a nova aquisição, o seu investimento deve ser sempre menor que o retorno financeiro. Pode parecer obvia essa afirmação, mas ao definir a localização é preciso estudar todas as despesas do local, custos extras com transporte, mão de obra e a previsão do retorno. Em primeiro lugar, deve se levar em conta o perfil do público-alvo e o setor de atividades do seu negócio. Saiba outros fatores que devem ser analisados ao escolher o local do seu empreendimento:
Categoria Indústria ou Agronegócios – Além de definir o tamanho do local, com base nos indicadores de produção, capacidade produtiva e economia de escala, é preciso analisar:
– disponibilidade da matéria prima
– o custo do transporte da matéria prima até a fábrica
– localização do mercado alvo e o custo do transporte a partir da fábrica
– disponibilidade de mão de obra
– recursos energéticos (energia elétrica, água, telecomunicações, combustível industrial)
– infraestrutura (terreno, esgoto, transporte de mão de obra, estradas)
– aspectos tributários (impostos, incentivos)
– aspectos do meio ambiente (aprovação, custa para tratamento de dejetos)
Categoria Comércio ou Serviços – o ponto deve ser de fácil acesso ao consumidor, levando em consideração a concorrência e os fornecedores:
– condições de segurança da vizinha
– facilidade de acesso (próximo a ônibus, terminais, metrôs)
– locais para estacionamento
– movimento de pessoas no lugar
– proximidade com o público alvo (nível, hábitos e renda da população local)
– proximidade com fornecedores
– condições de limpeza e higiene do lugar
– proximidade com concorrentes e lojas similares
– contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel
– disponibilidade de mão de obra
Ainda na categoria de Serviços, se o foco for o contato rápido por telefone, internet, por meio do delivery, a localização deve ser pensada mais no aspecto operacional do negócio (região com demanda maior, próxima às vias principais) e não tanto no atendimento.