Em algum momento da vida você terá que vender sua ideia rapidamente, sem uma segunda chance. Pode ser no elevador ou no restaurante, na rua, no ponto de ônibus… não há como prever. Por isso é importante estar sempre preparado para alavancar uma oportunidade em segundos.

  1. Reflita sobre os pontos fortes da sua ideia: o que atrairia a curiosidade de uma pessoa e a induziria a buscar mais sobre o assunto?
  2. A primeira frase deve ser impactante e prender a atenção do interlocutor. Procure algo simples, curto e cativante e que consiga transmitir sua mensagem claramente. Exemplo: “Olá, meu nome é Maria. Inventei um produto com a função X e que consegue reduzir seus gastos em Y.”
  3. Escolha as palavras com cuidado e tente não ser invasivo ou insistente: isso pode afastar as pessoas.
  4. Observe a reação das pessoas ao seu discurso e tente sempre aperfeiçoá-lo de acordo com a opinião delas. Procure pessoas bem informadas no assunto que possam oferecer críticas construtivas e sinceras.
  5. Pratique uma, duas, três, quatro… quanto mais vezes melhor! É assim que você conseguirá executar seu discurso de forma natural, entusiasmante e interessante.