Entenda melhor o conceito e descubra exemplos de Empreendedorismo Social que deram certo:

O Empreendedor Social é aquela pessoa/empresa que usa sua habilidade de criar e gerir um negócio para transformar a sociedade. Ela identifica problemas sociais e desenvolve soluções inovadoras com liderança, criatividade, responsabilidade e muita paixão.

Algumas características comuns aos empreendedores sociais são:

– Apontam ideias inovadoras e veem oportunidades onde outros não veem nada;

– Combinam risco e valor com critério e sabedoria;

– Estão acostumados a resolver problemas concretos;

– São visionários com sentido prático, cuja motivação é a melhoria de vida das pessoas;

– Trabalham 24 horas do dia para conseguir seu objetivo social.

 

Conheça bons exemplos de empreendedorismo social:

Daspu  –

A ONG Davida foi criada no Rio de Janeiro para promover a cidadania das profissionais do sexo e conquistar melhores condições de vida e trabalho para elas. Em 2005, prostitutas ligadas à organização criaram uma grife para gerar mais visibilidade e recursos para seus projetos: a Daspu. Com slogan “Daspu faz moda para mudar”, a marca tem estampas, frases e design inspirados no mundo da prostituição, e um nome provocativo, de quem não tem vergonha de dizer quem é e o que faz.

Social Good Brasil

O portal foi criado para quem quer conhecer projetos de empreendedorismo social no Brasil. Você pode encontrar causas inspiradoras e aprender como se engajar ou conhecer casos que já são realidade, apoiá-los e se inspirar.

Terra Nova (http://grupoterranova.com.br/) –

Trabalha com a mediação de conflitos humanos para a Regularização Fundiária Sustentável de áreas urbanas particulares ocupadas irregularmente. É a única empresa brasileira especializada neste tipo de atividade e regulariza mais de 2,5 milhões de m² de áreas urbanas particulares.

Quem se Importa –

Para conhecer outros exemplos do Empreendedorismo Social, uma boa dica é o filme “Quem se Importa”. O longa foi filmado em sete países diferentes e mostra a história de 18 empreendedores sociais.