A cada dia os processos seletivos estão mais exigentes. Algumas companhias elaboram três ou quatro estágios de análise do candidato antes da contratação, e não importa o tamanho da empresa em que pretende trabalhar, em algum momento vai haver uma conversa. É na entrevista que você tem a oportunidade de reafirmar suas qualidades curriculares e mostrar seu traquejo social e habilidade para lidar com as mais diversas situações. Das perguntas básicas a um elemento surpresa, as chances de se sair bem aumentam se você se preparar.

Que tal um exercício? Elabore respostas para algumas perguntas que selecionamos, e só depois leia as observações:

– Conte-me sobre você.

Aqui o entrevistador está mais interessado na forma como a pergunta é respondida, ou seja, preocupe-se em ser sincero e demonstrar isso. Ressalte seus interesses que demonstram que você tem perfil compatível com as futuras atribuições. Lembre-se você está em uma entrevista de emprego e não em uma conversa de bar, mantenha o foco no profissional.

– Qual sua maior fraqueza? Conte sobre um caso em que você falhou.

Essa pergunta, claro, não é elaborada pra você ficar confortável. Mas ninguém é perfeito, e um grande passo para melhorar seus pontos fracos é saber admiti-los. Não tente voltar a pergunta para o que pode vir a ser uma qualidade: “Eu sou um workaholic”, por exemplo. Reconheça o que tem de ser melhorado e diga como está melhorando nesse ponto.

– Como você lidaria com colegas de trabalho que possuem uma visão diferente da sua e que deixam a desejar na execução de suas tarefas o que poderia gerar retrabalho pra você?

A maneira que você lida com um colega de trabalho difícil é importante para analisar como será o ambiente com a sua presença. Além disso, seu comportamento com a equipe reflete como você lida com dificuldades.

A última pergunta:

– Você é o capitão de um navio pirata e sua tripulação fará uma votação para definir como o ouro será dividido. Se menos da metade dos piratas concordar com sua proposta, você será morto. Como você recomendaria um meio para dividir o ouro de forma a ganhar uma boa recompensa mas ao mesmo tempo sobreviver?

Fora dos padrões, essa pergunta foi feita para candidatos a engenheiro-chefe da Google Inc. Não precisa ser a Google para elaborar uma pergunta dessas, um “elemento surpresa” em meio a perguntas comuns analisa como o candidato lida com novas situações e de que forma aplica seus conhecimentos nesse momento.

O intuito dessa pergunta, por exemplo, é observar que mesmo sem ocupar um cargo de liderança, todo profissional precisa desenvolver características compatíveis com quem assume essa função. Seja para se relacionar com um cliente, convencer o chefe de um novo projeto ou simplesmente lidar melhor com os colegas de trabalho.

Para conhecer outras perguntas de entrevista do Google e o que aprender com elas, clique aqui .