O que ninguém contou para você sobre começar seu próprio negócio

A intenção desse texto não é fazer você desistir de empreender, acredite! Mas vamos à realidade: segundo levantamento feito pelo SEBRAE, em média 30% das empresas fecham as portas no primeiro ano de atividade. Um dos fatores que influenciam esse número é a inexperiência do empresário em lidar com burocracia e definir seu plano de negócio.

Ser empreendedor de primeira viagem não é fácil mesmo, então para ajudar separamos alguns pensamentos que você precisa deixar de lado antes de começar essa empreitada:

1 – Não vou ter chefe

De fato, você pode não ter mais o seu chefe materializado como a pessoa que habitava a sala ao lado, mas vai precisar aprender a lidar com seus clientes, pedindo para que tarefas sejam realizadas em um prazo estabelecido. Agora você não terá alguém para culpar quando as coisas não derem muito certo, o sucesso do trabalho vai depender de você.

2 – Vou fazer meu horário de trabalho e trabalhar quando eu quiser

Claro! Você pode trabalhar nos finais de semana, madrugadas, no engarrafamento. Provavelmente vai achar que qualquer brecha é uma oportunidade de cuidar das notas fiscais, fornecedores, banco… Dono trabalha mais que funcionário, e nos primeiros passos de uma empresa pode ser que você não ganhe muito mais pra isso.

3 – Vou abrir um negócio com o meu melhor amigo e vamos ficar rico juntos

Uma ideia bem comum é escolher seus sócios somente por afinidade pessoal, sem pensar nas expertises do parceiro. Para haver uma sociedade é preciso que seus ideais estejam alinhados, não adianta nada você querer que a empresa domine o mundo, e o seu sócio acreditar que já é suficiente atender somente a cidade em que vocês moram. No fim das contas, é muito trabalho, e ainda que você tenha sócios, a atividade empreendedora é bastante solitária.

4- Tudo bem, desisti do amigo. Vou ficar rico por conta própria, em três meses no máximo

Uma das grandes ilusões do aspirante a empreendedor é acreditar que quando montar o seu próprio negócio, vai ter um grande salário em pouco tempo. Você vai investir não só tempo, como dinheiro no seu empreendimento, até que as coisas comecem a efetivamente funcionar e dar retorno.

5- Pelo menos vou fazer só o que gosto

Vai fazer o que gosta, mas vai fazer muitas outras tarefas que não são do seu agrado. Afinal, sua empresa não vai se manter através de um único processo.

Mas antes que você pense em jogar tudo para o alto, saiba que no fim pode valer a pena. Quando avaliar o que construiu e perceber que isso foi feito com suas próprias mãos será motivo de muito orgulho. Certo ou errado foi você quem fez, do seu jeito, da maneira que mais lhe agradou. No começo difícil lembre que entre o “plantar e colher” existe o “regar e esperar”.