Já reparou que fazemos muitas coisas de forma automática, sem prestar muita atenção? É comum olharmos as horas no celular, por exemplo, e depois de alguns segundos nos esquecermos do que vimos. Mas é preciso cuidado! Atividades repetitivas limitam e atrofiam nosso cérebro.

A neuróbica consegue dar uma turbinada na nossa capacidade intelectual por meio de um programa de exercícios que fazem com que nosso cérebro saia da rotina, combinando todos os cinco sentidos.

 

Comece a praticar:

01 – Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
02 – Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume, concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;
03 – Ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que treinam isso em parques);
04 – Se vista de olhos fechados;
05 – Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
06 – Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhes que antes lhe passara despercebido;
07 – Veja as horas num espelho;
08 – Faça um novo caminho para ir ao trabalho ou introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
09 – Converse com o vizinho que nunca dá bom dia…
10 – Comece agora trocando o mouse de lado.
11 – Decore uma palavra nova por dia, de seu idioma ou de outro e tente aos poucos introduzi-la em suas conversas de forma adequada.
12 – Os adjetivos são uma espécie de lápis de cor da linguagem, permitindo-nos descrever e diferenciar algo. Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora escreva 25 adjetivos que ache que a descrevem e/ou ao tema fotografado.
13 – Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os.
14 – Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto do empregado.
15 – Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras. Experimente jogar a qualquer coisa que nunca tenha tentado antes.
16 – Compre um puzzle e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu.
17 – Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize mnemônicas ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa.
18 – Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar.
19 – Ao ler uma palavra pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.
20 – Leia atentamente e reflita sobre o texto. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.

 

 

Fonte: Metodo Supera (http://bit.ly/1ssM7Kq)