O MIT listou os empresários e pesquisadores com menos de 35 anos mais brilhantes do país. Confira quem são eles e o que eles fizeram:

O prêmio Inovadores com menos de 35 anos reconhece a nova geração de empreendedores que promete usar habilidade e conhecimento para solucionar os principais problemas que a sociedade enfrenta. Outros detalhes do projeto estão disponíveis na edição em português da MIT Technology Review.

Quer seguir o exemplo deles? Lembre-se que quando somos novos, pensamos de maneira revigorada, original e com muita energia. Use isso ao seu favor! Não fique com medo de tentar algo novo, criar um produto diferente ou remodelar algo que já existe. Arrisque.

Se você ainda estuda, é válido explorar os recursos disponíveis: conversar com professores e absorver ao máximo todo aprendizado. Tente sempre administrar seu tempo para conciliar estudos, lazer e descanso. Ah! E não se esqueça que ser jovem não significa que não há regras. Procure se informar sobre leis, como se registrar, taxas e planejamento.

Confira a lista dos dez jovens mais inovadores:

Mario Adolfi, 27

Desenvolveu um programa de gestão hospitalar para cuidados à saúde de populações carentes

Eduardo Bontempo, 30

Criou uma plataforma para personalizar o ensino em escolas e universidades

Gustavo Caetano, 32

Criou um grupo empresarial de internet especializado em soluções de comunicação digital corporativa

Wendell Coltro, 34

Inventou uma tecnologia de baixo custo para fabricar dispositivos para uso em análises microfluídicas a partir de papel.

Guilherme Lichand, 27

Incentivou o recolhimento de dados com telefones móveis de grande penetração para melhorar a gestão de problemas sociais

Martin Restrepo, 32

Criou uma metodologia de aprendizagem baseada em tecnologia móvel para melhorar a formação empresarial e acadêmica dos jovens.

Lorrana Scarpioni, 23

Criou uma rede social para a troca de tempo por meio da troca de experiências e habilidades

David Schlesinger, 34

David desenvolveu um programa para melhorar o diagnóstico de doenças genéticas raras

Lucas Strasburg, 22

Projetou e fabricou próteses ortopédicas de baixo custo com plástico reciclado

Vanessa Testoni, 34

Desenvolveu uma nova técnica para realizar compras seguras através da internet