Amanhã, dia 5 de maio, é o dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, nada melhor do que ajudar a preservá-lo, em pequenas atitudes, em casa, na rua e também na forma de gerir sua empresa.

 

 Antes de tudo, é preciso lembrar que sua empresa é feita por pessoas e para pessoas, por isso a gerência deve ser feita de forma responsável, tentando alinhar ao máximos os valores econômicos, ambientais e sociais. A princípio, existem mudanças simples que você pode adotar, como a escolha de equipamentos com menor gasto de energia, reutilização de materiais e otimização de alguns serviços. Todas essas atitudes só irão funcionar se você incentivar essa cultura entre os funcionários.

Investir em pesquisas e conhecer bem todas possibilidades pode criar soluções viáveis e muitas vezes até mais baratas. Quer exemplos?

– A Amanco, uma das maiores fabricantes de tubos e conexões do mundo, já recebeu o selo ambiental Sustentax. Seu feito foi conseguir substituir a fórmula do adesivo plástico utilizado para unir tubos e conexões. A substância anterior podia causar dependência química ao trabalhador, e a atual emite 50% do limite aceitável de gases tóxicos. A empresa também trocou estabilizantes para eliminar o risco de intoxicação por metal pesado, sem mudar o custo.

– Ao mudar o formato de suas embalagens, a Unilever diminuiu 305% o consumo de papel.

– A mineradora Anglo American, a cada seis meses, realiza um encontro com os moradores dos municípios em que atua. Nas reuniões, é aberto um espaço para discussão de projetos sociais. Atualmente com a ajuda de cerca de 50 famílias, já é possível notar o resultado. Um dos projetos propostos dobrou a produção de leite de um produtor, em apenas três meses.