O site LifeHack fez um post com 20 dicas práticas para montar seu Plano de Negócio. Nós fizemos um resumo com as principais informações:

  1. O blog já falou sobre os tópicos essenciais para montar seu Plano de Negócio. Mas, ao elaborá-lo, não entenda esse momento como uma atividade escolar. Não siga cada tópico apenas para cumpri-lo, mas tente fazer deste momento uma reflexão e um estudo.
  2. Importe-se mais com o conteúdo do que com a forma. Um layout bonito não vai disfarçar informações vazias e sem consistência. A linguagem também deve ser simples, excessos só nos distraem do que realmente importa.
  3. Seja realista. Não que você não seja capaz de mudar o mundo e ser o próximo bilionário, mas é preciso responder uma questão: como você vai conseguir?
  4. Pesquise todas as informações necessárias para elaborar seu plano de negócio, converse com pessoas da área, conheça a concorrência, mas mais importante ainda é digerir todos esses dados e entender como eles podem ser úteis para você e sua empresa.
  5. Pesquisando bastante, você será capaz de refletir sobre suas fraquezas e principais dificuldades. Faça um plano que se adapte à sua realidade.
  6. Você já deve ter ouvido falar que grande parte das empresas acaba no primeiro ano. Um bom planejamento pode salvá-lo. Tenha em mente (e no papel) quais são suas prioridades, metas, planos a curto e longo prazo.