Um dos tópicos para montar o seu Plano de Negócio é a Pesquisa de Mercado. Dúvidas de como fazer? Conheça algumas ferramentas gratuitas na internet que podem ajudar

Antes de pensar em um empreendimento, é essencial entender o mercado no qual ele irá se inserir e conhecer seus consumidores e concorrentes.

O primeiro passo para atingir o público-alvo pode ser uma pesquisa informal e quantitativa. Mas, de nada adianta fazer a pesquisa de mercado, se você não souber direcionar corretamente as perguntas. Reflita sobre todas as informações que você quer absorver e quais características deseja identificar.

  1. Survey Monkey cria questionários que podem ser compartilhados por e-mail. A versão gratuita tem limite de dez perguntas e 100 respostas. Outra alternativa sem custo é o Google Drive.
  2. Mercado de Ações analise outras empresas do mesmo segmento, seu faturamento e lucro.
  3. BizStats fique por dentro das informações e estatísticas financeiras de vários setores, de graça.

Reúna todas essas informações e faça uma análise qualitativa dos dados para avaliar possibilidades e limitações da sua empresa.