Uma das desvantagens que os profissionais autônomos ou que trabalham no esquema de home office enfrentam é a ausência de contato e convivência com outras pessoas. No caso de quem está começando um negócio inovador, esse isolamento é ainda mais nocivo, pois a troca de ideias, o intercâmbio de experiências e o networking são ingredientes importantes para o sucesso.

Para preencher esta lacuna, empreendedores apostam no coworking, prática conhecida nos Estados Unidos e que já é tendência aqui no Brasil. Trata-se de alugar uma mesa de trabalho em um espaço compartilhado por profissionais de áreas e ocupações variadas.

Em uma mesma sala é possível encontrar, por exemplo, empreendedores, profissionais de TI, jornalistas, estilistas, designers e organizadores de eventos. Cada um em seu canto, com seu notebook e uma caneca de café.

Se você está começando seu negócio agora e ainda não quer arriscar um espaço físico só para a sua empresa, muitos dos espaços de coworking já têm até planos especiais focados para necessidades de startups. Conheça alguns destes espaços em Santa Catarina:

SMART MOB – Florianópolis
http://www.smartmobs.com.br/

VILAJ COWORKING – Florianópolis
http://vilaj.com.br/

UP SPACE – Florianópolis
http://upspace.com.br

Vilaj Coworking